Planejando 2015

Foi um ano intenso com muitos acontecimentos, parecia até que não teria fim … mas acabou. Aqui estamos nós, nos últimos dias do ano e já planejando o próximo. Início de ano é um ótimo momento para organizar a vida sobre todos os aspectos  e começar com aquela sensação de alívio. Para ajudar nesse planejamento, vou dar algumas dicas para você começar o ano com o pé direito.

  1. Faça seu “To Do List” para 2015 – Se você costuma fazer isso todo ano, reveja sua lista de 2014 e compare o que foi realmente realizado ou não e refaça a lista pensando no próximo ano. Se nunca fez essa lista, vale a pena tentar. É importante definir suas metas para o próximo ano. Pense nas coisas que deixou de fazer (aquela matricula na academia, a viagem que não aconteceu…), projetos antigos que estão guardados no fundo da gaveta, novos projetos…. enfim liste todos os objetivos, isso nos ajuda a ir atrás daquilo que queremos.
  2. Organize as finanças – início de ano é uma fase de muitos gastos extras ( IPTU, IPVA, matrícula da escola, material, viagem de férias …) portanto fundamental que você se planeje para evitar já começar o ano com dívidas. Faça uma planilha básica com tudo que terá que pagar alocando nos respectivos meses, assim você conseguirá visualizar o que já está comprometido o que pode ainda gastar. Se tiver dinheiro para pagar à vista, vale a pena. Apesar do desconto normalmente não ser muito atraente será uma parcela a menos no resto do ano. Pense nisso!
  3. Não deixe para a última hora a compra do material escolar e uniforme –  Além de tudo ficar lotado e muitos itens já terem esgotado, com a falta de tempo para pesquisar acabamos gastando mais.
  4. Organize a casa – Não queira fazer tudo de uma vez, separe parte do dia e faça um ambiente ou armário por vez.  Lembre-se que só depois de terminar um ambiente deverá começar o outro.
  5. Pratique o desapego – nada de ficar guardando o que não precisa mais.  Regras básicas para descartar: não lembra quando foi a última vez que usou; a peça está quebrada ou não funciona e não vale a pena consertar; não gosto … só guardo porque foi um presente; não lembrava que essa peça existia; comprei mas nunca usei. Abra espaço para coisas novas, renove as energias!
  6. Dedique seu tempo com aquilo que realmente importa. Nosso tempo é muito precioso para desperdiçar com o que não é importante ou relevante.

Lembre-se organizar é ganhar qualidade de vida e traz a sensação de recomeço. Organize-se mais em 2015!

Feliz Ano Novo!