Passo a passo da organização

O correto seria: Organize and Keep Calm, afinal, depois de um boa organização vem a sensação de alívio e nos sentimos mais calma.

Você reconhece que está precisando organizar a casa, mas não sabe por onde começar? Para mostrar que não é difícil organizar e sim, é possível manter as coisas em ordem, vamos dar algumas dicas do processo e ao longo das semanas vamos falar de cada um dos ambientes da casa.

Ao contrário do que a “Maga da organização”, a japonesa Marie Kondo diz em seu livro, eu prefiro organizar por ambientes. Ela prega que a organização deve ser por categoria, mas acho que não funciona, especialmente quando existem vários moradores na mesma casa. Portanto minha recomendação é que você defina qual ambiente irá organizar. Durante o processo de organização, tudo aquilo que não pertence aquele ambiente deve ser separado. Um bom exemplo disso são fotos e documentos. Muitas vezes estão espalhados por vários ambientes da casa. Nesse caso você deve separar tudo numa caixa e definir um local único para armazená-los.

Os primeiros passos, para qualquer ambiente que você vai organizar são:

  • Abra todos os armários e planeje mentalmente onde seria o local mais apropriado para organizar cada coisa. Esse critério pode variar muito de pessoa para pessoa, mas você deve se lembrar sempre  que o que é usado no dia a dia deve estar em local de fácil acesso e os locais de mais difícil acesso, como prateleiras mais altas, quina de armários, maleiros etc. devem ficar os itens que usamos esporadicamente.
  • Tire tudo dos armários e divida em categorias de acordo com o que está sendo organizado (se for roupas divida em camisetas, calças, saias etc… se for na cozinha em pratos fundos, sobremesa, copos altas, copos baixos e assim por diante)
  • Descarte tudo aquilo que você não usa mais, nunca usou ou tem em excesso
  • Separe o que precisa de conserto
  • Limpe cuidadosamente os armários e/ou estantes antes de organizar os itens novamente, lembre-se de não deixar úmido para evitar o mofo
  • Organize os itens de volta ao armário separando por categorias
  • Tudo deve ter um lugar e após o uso deve voltar ao lugar de origem, essa é a regra básica para manter tudo em ordem.

Viu não é difícil! Arregace as mangas, defina por onde vai começar e mãos a obra!

Nos próximos posts, vamos dar dicas para organizar cada ambiente.