O poder do detergente!

O detergente é um dos produtos mais presentes no cotidiano.  É comum que ele esteja incluso na lista de compras e seja presença contínua nas cozinhas.

Minha mãe sempre usou o detergente para mais de uma função ajudando no dia-a-dia.

Ele pode ser um coringa na lavanderia e fora dela…

1. Remover manchas de gordura de roupas

Uso muito nas toalhas de festa e de tecido sempre pós almoço ou jantar. Um pouco de água morna e um pingo de detergente e voilà.

2. Eliminar insetos

É certo que existe uma infinidade de inseticidas, mas o detergente é uma opção barata, eficaz e bem menos agressiva que muitos venenos. Basta misturar cerca de duas colheres de detergente em um litro de água e borrifar diretamente nos insetos.

3. Pulverizar plantas

Além de eliminar os insetos que já estão nas plantas, o detergente previne novos ataques por formar uma película protetora. Para não prejudicar a planta, utilize pouco detergente: o indicado é usar três ou quatro gotas para um litro de água. Evite fazer a pulverização com detergente em dias muito quentes e em plantas que ficam expostas ao sol.

4. Limpar os móveis da cozinha

Mesmo tomando muito cuidado ao cozinhar, é comum que armários, pias, mesas e outros móveis da cozinha também fiquem engordurados. Para limpá-los, borrife uma mistura de detergente com água morna, enxague com um pano úmido e depois seque-os.

5. Lavar roupas delicadas

Sabe aquela peça de roupa que tem que ser lavada à mão? Por ser mais leve, o detergente de louça é uma ótima alternativa para a lavagem de peças mais delicadas. Substitua o sabão em pó por uma colher de sopa de detergente.

6. Higienizar pentes e escovas de cabelo

Prepare uma solução de água morna com algumas gotas de detergente para higienizar pentes e escovas de cabelo. A mistura ajuda a eliminar oleosidade e resíduos de produtos capilares que podem ficar acumulados nas cerdas.

7. Dar brilho a joias

Para limpar suas joias e mantê-las brilhantes, coloque-as de molho por alguns minutos em uma mistura de detergente de louça neutro e água com gás. As bolhas ajudam o detergente a penetrar nos cantinhos e remover a sujeira. Se for preciso, utilize uma escova para limpar melhor.

8. Lavar azulejos

Misture duas colheres de detergente em um balde com água morna para uma limpeza eficiente de azulejos. O detergente é ideal para se livrar do aspecto engordurado e limpar o rejunte.

9. Tirar manchas de tapetes

Para remover manchas de carpetes e tapetes, limpe-a com um pano embebido em água morna e detergente. O detergente ajudará o pano a absorver o resíduo da mancha. Quando a sujeira tiver sumido, passe uma esponja com água fria no local e seque em seguida.

10. Limpar móveis externos

Mesas, cadeiras e outros móveis que ficam em ambiente externo ficam diretamente expostos às ações do clima e da poluição. Mais uma vez, a solução de água morna e detergente de louça é uma arma poderosa na limpeza desses objetos.