Do freezer à mesa: 5 alimentos que você sempre deveria ter no congelador.

Não é muito fácil encontrar um congelador bem organizado. Pense no seu: o que você guarda no freezer? Muitas vezes, temos potinhos que dá até medo de abrir ou de pensar há quanto tempo estão lá.

Mas um congelador bem utilizado pode trazer diversos benefícios, desde alimentos com alto valor nutricional até refeições práticas e ingredientes que duram vários meses, prontos para quando você precisar. Por isso, criamos uma lista de 5 alimentos que você pode e deve sempre manter no seu congelador. Confira abaixo!

1. Molho de Tomate Caseiro

Um molho de tomate caseiro pode dar um pouco mais de trabalho do que aquele comprado no mercado. Fazer o seu molho tomará um pouco mais do seu tempo e pode resultar em algumas manchinhas, mas sacrifício vale a pena: garantimos que é mais saudável e saboroso! Além disso, as manchinhas têm solução: veja aqui como tirar mancha de molho de tomate. Existem diversas receitas que você encontra online, incluindo diferentes temperos e variedades de tomate. Mas o mais importante mesmo é saber que o seu molho pode ficar no freezer por até 6 meses, ou seja: para aqueles dias corridos, basta juntar à massa ou a uma sopa, e voilà!

Dica: Prefira os potes de vidro para congelar o molho, pois ele tinge os potes plásticos.

 

2. Feijão

Lembra quando você era criança, abria o congelador da sua casa ou da casa da sua avó, e encontrava potes e mais potes de feijão congelado (normalmente em potes de sorvete)? Esse é um dos casos onde podemos aprender muito com a sabedoria dos mais velhos. Tanto para quem mora sozinho e não quer cozinhar todo dia quanto para quem tem filhos e um dia a dia super corrido, o feijão congelado é uma solução nota mil!

Dica especial: ao fazer para congelar, não tempere o feijão. Assim ele dura mais. Quando for comer, basta adicionar um pouco de água, temperos e ferver por alguns minutos.

 

3. Vegetais

Você sabia que alguns vegetais são até mais nutritivos do que os vegetais que você encontra “frescos” no supermercado? É verdade. Assim que são colhidos, os vegetais começam a perder calor e água, ou seja: os nutrientes ficam cada vez mais escassos com o tempo.
Quando você congela vegetais (ou já compra congelado), os nutrientes são “trancados” pelo frio, e não perdem calor ou água.

4.Frutas para Batidas

Você fez aquela promessa de se alimentar de forma um pouco mais saudável, mas se dá conta que aquela batida super nutritiva com frutas vai levar um tempão para preparar? Congele frutas como banana picada, morango, frutas vermelhas ou amora, e depois basta colocar tudo congelado mesmo no liquidificador, com leite e seus ingredientes preferidos!

5.Ervas Frescas

Quem nunca comprou aquele ramo gigantesco de salsinha fresca, e no fim acabou usando só algumas folhinhas? Como você já deve ter notado, ervas frescas estragam rapidamente. Por isso, uma ótima alternativa é congelar suas ervas, ou até mesmo colocar menta ou manjericão com água nas forminhas de gelo para cubinhos refrescantes nas suas bebidas!

Agora você já sabe que o congelador não é só para pizzas e comida congelada pouco saudável! Há uma lista deliciosa e nutritiva de alimentos para congelar que ajuda a enfrentar o dia a dia corrido e tornar seu freezer em um local prático e saudável.Bom proveito.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *