Desperdício

1/3 de tudo que é produzido no mundo é desperdiçado. Acho importante que a gente tenha em mente, principalmente no Brasil onde temos uma realidade onde muita gente não tem o que comer de forma saudável.

Como podemos evitar que os alimentos sejam desperdiçados.

Antes de ir as compras, veja o que você realmente precisa.

Faça uma lista antes de ir as compras.

Evite o estoque. Lembro quando minha mãe fazia a compra do mês e tinha estoque para tudo. Hoje as mulheres trabalham, as empregadas cozinham, temos muito mais opções de supermercados nos grandes centros então fica mais fácil planejar a semana.

Quando for cozinhar, dê preferência aos produtos que estão próximos do vencimento. Peça para a empregada (se tiver uma) para ficar de olho em frutas e verduras que podem estar murchando e peça que ela coloque na mesa, cozinhe, evitando jogar fora.

Procure não se influenciar pelas promoções. Elas são as vilãs do consumo consciente porque muita coisa fica esquecida e acaba estragando.

Procure secar bem legumes e frutas. Saladas podem ser armazenas com um papel toalha de papel que absorve a umidade e faz com que dure mais na geladeira.

É possível reaproveitar tudo, como as sobras e cascas das frutas.

Se uma fruta ou legume apresentar uma aparência feia em algumas partes, corte-as e use o que sobrou, sem a necessidade de jogar tudo fora ou mesmo cozinhe – o legume no vapor e a fruta com um pouco de água.

Vai dar certo!