
No dicionário, desapegar é: fazer perder ou perder o envolvimento, a dependência ou o compromisso com; afastar(-se), libertar(-se).
Dependência! Ficamos dependentes de hábitos criados acreditando que isso faz parte do nosso eu, de quem somos. Isso afeta nosso comportamento, sem que a gente se de conta.
E por que isso acontece?
Nosso cérebro sempre vai procurar o caminho mais fácil para poupar energia, ele busca as redes neurais mais usadas, que infelizmente dificultam a mudança para uma nova forma de comportamento. Mudar exige um esforço muito grande do ser humano, mesmo quando te faz sofrer.
A mudança deve começar pela consciência. Você precisa quebrar essa lógica enraizada. E a raiz dela é o apego.
Libertar-se! Por que resistimos tanto a desapegar? Por que queremos manter objetos que não usamos e não fazem mais sentido, objetos que estão guardados há anos, roupas que não servem mais, roupas que nunca foram usadas…
Vivenciamos muito isso no dia a dia das pessoas: uma vontade de viver com menos, mas a resistência em começar pra valer.
Não desanime. Existem pessoas que podem ajudar nesse processo com experiências positivas e que podem servir de inspiração.
Por enquanto, comece comprando menos. Sim, é possível! Observe tudo que você já tem e questione cada compra nova com a famosa frase: eu preciso mesmo disso? Lembre-se do cérebro preguiçoso. Traga para a consciência o seu desejo de mudar seus hábitos, para desapegar do que realmente não faz mais sentido.
Vai dar certo!