Dentro ou fora da Geladeira?

Acredito que você já se questionou em algum momento, o que deve ou não ser guardado na geladeira. Tomates, por exemplo, você mantém dentro ou fora?

Eu sempre coloquei tomates na geladeira, mas para minha surpresa descobri que ele deve ser mantido fora e de cabeça para baixo. A refrigeração estraga essa fruta mais rapidamente e altera o sabor natural.

Afinal frutas e legumes devem ou não ser mantidos na geladeira? 

De forma geral os legumes devem ser refrigerados (aqui vale uma ressalva quanto a cenoura que deve ser mantida no saco plástico para manter a textura), quanto as frutas, depende…  morango, uvas, melão e abacaxi (após abertos) devem ser refrigerados, já outras frutas tanto faz.

Normalmente deixamos fora até amadurecerem e então levamos a geladeira para aumentar a durabilidade da fruta. 

A cebola e o alho devem ficar fora em local ventilado e de preferência longe das batatas, pois apodrecem mais rapidamente.

Então vamos lá…

Na geladeira: legumes,cogumelos, morango, uvas, abacaxi e melão além da melancia após cortados. E também os ovos, evitando a porta.

Fora da geladeira: cebola ,alho,batata, tomate, abóbora, caqui e banana (evite a proximidade com outras frutas, pois acelera o amadurecimento).

Tanto faz: pera, ameixa, pêssego, abacate, mamão, carambola, figo, kiwi, manga, nectarina e limão. Lembrando que podem ser refrigeradas depois de amadurecidas para aumentar a durabilidade.

Já o pão, café e o açucar, que algumas pessoas costumam levar a geladeira, devem ser mantidos fora, pois a baixa temperatura altera o sabor. 

Foto: Reprodução