Como escolher, cuidar e organizar a roupa de cama

A roupa de cama influencia diretamente na qualidade do sono e na harmonização do quarto. Isso porque a qualidade do material faz uma grande diferença para o seu descanso, enquanto que as cores e estilos escolhidos ajudam a compor a decoração do quarto.

No entanto, muitos se perdem na hora de cuidar de seus lençóis e cobertas, o que pode danificar os tecidos e ainda deixar seu armário bagunçado.

Aqui vão dicas de como escolher, cuidar e organizar sua roupa de cama de forma simples e prática.

O que considerar na hora de comprar

O material é a primeira coisa a ser pensada, pois ele determina a durabilidade do jogo, seu toque (mais sedoso ou áspero) e a temperatura da cama (alguns podem lhe fazer suar de tão quentes, enquanto outros são mais frescos). Por isso, se possível, prefira produtos 100% algodão, pois são mais confortáveis.

O ideal é ter pelo menos três jogos diferentes:

  • Um mais pesado e de um material mais grosso, como flanela, para o frio.
  • Um mais fininho e leve, com tramas mais abertas e menos fios, para o verão.
  • Um de qualidade mais elevada, ou seja, com 300 a 400 fios, que irão proporcionar uma textura mais sedosa além de dar aquele toque de elegância para as noites especiais.

Quanto ao estilo, prefira jogos com cores que combinem e complementem as já presentes no quarto, tanto nas paredes como nos móveis. Se eles forem de tons neutros e lisos, você pode apostar em uma roupa de cama mais ousada, uma colcha colorida e estampada.

Já para quartos com paredes coloridas, prefira edredons e lençóis de um só tom e suas variações (seja claro ou escuro), mas não tenha medo de colocar uma corzinha em detalhes como na fronha, almofadas ou em uma mantinha dobrada aos pés da cama.

Cuidados básicos

Agora que você já escolheu seus jogos de cama, o ideal é preservá-los corretamente para que durem mais e mantenham sua aparência e textura por mais tempo. Para isso é preciso se atentar a alguns cuidados:

  • Siga sempre as instruções de lavagem da etiqueta. Parece óbvio mas a maioria não o faz! Lá estará detalhado se aquele lençol pode ser lavado na máquina, ou se deve ser secado à sobra e não ao sol…
  • Evite sentar na cama usando a mesma roupa com que veio da rua, muito menos coloque sapatos sobre ela, nem deixe a toalha molhada em cima dela, já que a umidade favorece o aparecimento de fungos – reserve este canto apenas para dormir!
  • Pequenos acidentes acontecem, e todas as substâncias e marcas que podem manchar o tecido devem ser tratadas o mais rápido possível. Leia aqui como tirar mancha de sangue seco e outras dicas para ter suas roupas de cama sempre como novas.
  • Troque-as uma vez por semana, isso pois tendem a juntar ácaros, então aproveite e deixe o colchão ventilando em um local arejado enquanto lava as peças.
  • Não misture as roupas de cama com outras peças de tecidos diferentes, o que pode gerar aquelas famigeradas bolinhas; nem com zíper, botões e velcros, que podem rasgar o tecido.

 

Organização

 

Por último, mas não menos importante, conservar sua roupa de cama de forma correta e organizada deixará sua vida mais prática, e fará com que ela se mantenha limpa e com cheirinho de roupa lavada por mais tempo.

  • Dobre as peças assim que as retirar do varal, para que não fiquem tão amassadas.
  • Alise-as com a ajuda de um ferro de passar, uma sugestão é iniciar pelas margens, depois ir dobrando e passar ambos os lados a cada virada.
  • Armazene lençóis e fronhas com seu conjunto, para não misturar ou perder, também deixe as mantas, edredons e colchas juntos. Se tudo estiver guardado no mesmo local, seja um armário, baú, gaveta ou caixa, será mais fácil e rápido encontrar o que precisa.
  • Considere guardar as peças dentro de sacos de linho ou TNT, para não acumular pó e conservá-las melhor.
  • Ao contrário do que muitos pensam, não faça a cama imediatamente após acordar. Deixe-a um tempo tomando um ar para evitar o acúmulo de microorganismos.

Seguindo essas orientações com certeza terá um cantinho belo e aconchegante para descansar depois daquele longo dia!