É primavera!

Já ouviu falar em Spring Cleaning?

Spring Cleaning é conhecido em alguns países como o “momento de refrescar a casa para a nova estação”, nesse caso a primavera.

Além das flores, que deixa tudo mais bonito, a Primavera significa recomeço, renovação. Uma ótima oportunidade para iniciar aquela organização na casa, que você vem planejando há algum tempo.

Aqui vão algumas dicas para você deixar a casa organizada e renovar as energias.
• Comece organizando seus armários – as roupas mais pesadas, quem acabamos não usando nem no inverno, podem abrir espaço para roupas mais leves. Lave as roupas de lã e os cascos pesados e guarde em space bags. Além de ficarem protegidas vão economizar muito espaço.
• Verifique aquilo que não usa mais e descarte (lembre-se de praticar o desapego!), separe o que precisa de lavanderia ou de algum conserto.
• Faça uma “blitz” na sua sapateira – tire o que não vai mais usar e verifique o que precisa de reparo.
• Limpe as cortinas e tapetes – algumas cortinas são fáceis de serem lavadas em casa e os tapetes devem ser aspirados e as manchas removidas com limpa tapetes. Ou se preferir, existe lavanderias especializadas que retiram e entregam na sua casa.
• Organize seu roupeiro – você não precisa mais do que 3 jogos de toalhas e lençóis portanto veja o que já está muito desgastado e troque.
• Limpe os colchões e lave as capas dos travesseiros. Aproveite para virar o colchão de lado (é recomendável fazer de tempos em tempos).
• Na cozinha tire as louças e copos quebrados e descarte o que você nunca usou e só está ocupando espaço.
• Faça uma blitz nos medicamentos e na despensa, eliminando todos os produtos vencidos.
• Separe os livros que já leu e doe.
• Organize seus documentos
• Troque algumas peças de decoração do lugar, ou até mesmo algum móvel. Isso dá um novo ar ao ambiente.
• Compre flores e decore os ambientes, afinal é Primavera!!!

Bolsa organizada, vida organizada!

Bolsa de mulher costuma não ser muito organizada, primeiro porque queremos levar o mundo dentro dela, ai vamos juntando mais isso, aquilo, aquilo outro e chega uma hora que é preciso organizar, senão fica difícil encontrar qualquer coisa lá dentro.

Primeira dica, tire tudo da bolsa e elimine tudo aquilo que não vai precisar, como aquelas notas de compras que vão se acumulando, folhetos, cartões… Opte por usar um organizador de bolsa, assim fica fácil na hora de trocar ou outra boa solução é usar necessaires para separar os assuntos: maquiagem; carregadores/cabos; remédios; cremes … e claro a carteira que deve ter o básico como documentos, dinheiro, talão de cheque (apesar de ser algo ultrapassado nos dias atuais) e cartões (somente aqueles que usamos diariamente). Outro dia na fila do caixa a mulher na minha frente abriu a carteira e eu fiquei pasma de ver a quantidade de cartões que ela tinha, não consigo imaginar para que seria tudo aquilo!

Além disso, você pode levar um caderninho de notas (eu sempre tenho um comigo) o chaveiro (por favor somente com as chaves que costuma usar no dia a dia) e claro o celular. Isso é suficiente, acredite você sobreviverá. Evite levar muita coisa na bolsa, pode parecer bobagem, mas o peso prejudica sua postura.

Foto: Pinterest

10 dicas para organizar seu tempo

1.Faça um do-list . Pode ser em um caderno ou usando um aplicativo. Mas escreva tudo que você precisa fazer e vá  eliminando o que já foi feito. Não tem sensação melhor do que ver uma lista diminuindo.

2.Priorize. O que é importante e deve ser feito primeiro.

3.Use um calendário para marcar os compromissos do dia. Divida seu to do list em semanas.

4.Chegue  sempre adiantado. Isso elimina 50% do stress.

5.Coloque alertas de tempo como reminder.

6.Delegue.

7.Deixe tempo para você. A manicure, a massagem, o cabeleireiro, a ginastica, o medico…

8.Faça bem feito uma vez.

9.Faça uma coisa de cada vez.

10.Deixe um tempo para o inesperado.

O detalhe que faz a diferença!

Uma das etapas na organização de armários é a padronização dos cabides. Pode parecer bobagem … mas faz toda a diferença, o visual do armário fica outro. Existe uma grande variedade de cabides no mercado, você pode escolher o que for mais adequado ao seu estilo. Mas lembre-se: se você tem pouco espaço, opte pelos cabides mas finos eles ocupam menos espaço, portanto você vai conseguir usar um número maior. Agora se você não quer gastar para comprar cabides novos, a dica é fazer uma seleção de todos os cabides da casa separando por tipos. Defina então onde usará cada tipo (ex: madeira para o closet masculino, acrílico para o feminino etc…) E não esqueça de separar alguns cabides para a lavanderia, o que vai facilitar no momento de guardar as roupas.

 

Ano novo, vida nova.

Um novo começo, assim que um novo ano se inicia. É isso que todos nós dizemos e esperamos.

São muitos os rituais “de passagem”, mas renovar as energias começando pelo ambiente, com tudo limpo e organizado, é um dos rituais que a gente acredita muito.

Você já entrou em algum lugar e sentiu uma energia pesada? Então, se o local estiver desorganizado, sujo e feio, com coisas velhas, às vezes quebradas e fora do lugar, coisas paradas e sem uso, pode apostar que isso contribuiu. Bagunça atrasa a prosperidade. A energia fica estagnada.

Por isso, esse ano vamos falar de organização de uma maneira mais ampla. Vamos falar como isso ajuda você no seu dia-a-dia. Como ter consciência de um hábito? No dicionário: s.m. Ação que se repete com frequência; mania.

Grande  parte das nossas atitudes, comportamentos são automáticos. 45% das nossas decisões diárias são hábito, se repetem regularmente, estimulados por aspectos do ambiente. Não nascemos com hábitos! Somos uma tela em branco.

O hábito é uma memória e pode ser mudado. Isso é possível e traz resultados muito positivos na sua saúde, produtividade, estabilidade financeira e portanto na vida.

“A melhor forma de mudar um hábito, diz ele, é substituí-lo por outro.” O poder do Habito, livro de Charles Duhigg.

Ponha no papel, o que você considera seus hábitos bons e os hábitos que você gostaria de mudar. Lembre-se que muitos dos nossos hábitos são inconscientes. Dormir com a TV ligada, com a luz acesa, colocar as chaves de casa e do carro sempre no mesmo lugar, comer vendo TV, acumular papel, revista, jornal, etc .

Especialistas recomendam mudar um hábito por vez. Vamos tentar?

 

Natal sem stress!

Sim, chegou aquela época do ano em que, se você não tiver o mínimo de organização, o stress domina você.

E você não vai deixar isso acontecer, vai?

Estamos no meio do mês e a hora de organizar as compras é agora ou nunca! Se você já fez isso, ótimo. Mas como a maioria de nós brasileiros deixa para a última hora, seguem algumas dicas:

  1. faça uma lista de pessoas para quem você gostaria de dar presentes. Tente colocar uma prioridade começando por aqueles que você não abre mão.
  2. isso feito, siga para as possibilidades de presentes. Tente ter em mente o que você gostaria de comprar e quanto pretende gastar.
  3. use a internet para compras, isso alivia demais o stress do período do Natal com shopping lotados, além de economizar tempo. Fique atenta a data de entrega!!
  4. se a festa vai ser na sua casa, o trabalho dobra. Faça a escolha do cardápio e a lista de ingredientes para ter tudo a mão quando for preparar a ceia.
  5. para o dia separe com antecedência o que imagina usar como toalha, talheres, porcelana e cristais. Veja se tudo esta em ordem, caso sejam utensílios que você não usa com frequência e podem precisar de atenção especial.
  6. o mesmo vale para a decoração. Se quiser dar um toque especial, procure elementos em vermelho, verde, prata ou dourado que são muito usados nessa época.
  7. Por fim, você e sua família merecem estar lindos. Veja o que todos irão usar e não deixe esse detalhe para a última hora!

Boas Festas!

      

 

Maquiagem bem organizada.

Que mulher não ama maquiagem? Umas usam diariamente outras nem tanto, mas o básico todas tem. A indústria de cosméticos tem crescido ano a ano e hoje a variedade de produtos no mercado é enorme.

Na grande maioria das vezes, os produtos acabam numa gaveta do banheiro e quando vamos usar, acabamos sempre usando os mesmos e muitos produtos ficam esquecidos no fundo da gaveta.

A regra básica para organizar a maquiagem é separar os produtos por categorias: cremes, bases, blush, batons, sombras, lápis etc…

Use caixas organizadoras para guardar cada categoria ou adapte caixas que tenha em casa. Outra boa solução é o uso de um organizador de talheres.

    

A maquiagem deve ser armazenada em local fresco, longe de umidade, portanto o banheiro não é a melhor solução, mas acaba sendo o lugar mais usado pela praticidade na hora do uso. Portanto se você, assim como eu, guarda no banheiro, organize dentro do armário ou da gaveta.

Agora se você é fissurada em maquiagem e tem uma grande quantidade de produtos, vale a pena investir num carrinho de acrílico. Existem fornecedores que  fazem sob medida, de acordo com sua necessidade.

Lembre-se que maquiagem tem prazo de validade e não é saudável usar produtos vencidos, por isso a importância de sempre verificar as validades.

Lave regularmente os pincéis com água morna e sabão neutro e deixe secar bem antes de guardá-los.

Nunca use maquiagem de outras pessoas, elas podem ser foco de contaminação.

Fotos: Pinterest

Gavetas entulhadas

Gente, não faz mais nenhum sentido ter gavetas desorganizadas.

É muito comum, encontrar gavetas que não foram bem dimensionadas para o que precisamos em casa. Muito fundas, muito estreitas ou muito largas.

Hoje temos disponível, no mercado, inúmeras opções de divisórias.

Se nas suas gavetas está tudo jogado, você vai sentir muita diferença se começar a comprar aos poucos: colmeias, divisórias, cestas, caixas, que ajudam a setorizar. Se você não quiser comprar, use a imaginação tentando aproveitar cestas que você já tem. Às vezes, vale até usar tampas de caixas de presente.

Comece por uma área. Normalmente, na cozinha é onde a gente sente bastante diferença. Você pode, até, encontrar muita coisa repetida ou que você nunca usa e isso deixa a gaveta muito cheia.

Descarte o que você não usa. Setorize deixando sempre o que você usa mais, à mão.

 

 

 

Coisas que você pode descartar sem pensar

O mundo está mudando muito rápido. Que bom! Falar que você não tem tempo para nada, já não é tão “cool” assim. Se Mark Zuckerberg usa as mesmas cores e roupas para não perder tempo com isso (como fazia Steve Jobs e Barak Obama)quem somos nós para questionar rss. Produtividade é uma palavra que deveria ser perseguida por todos nós. Um bom exemplo começa em casa e para isso estamos sempre aqui.

Tudo tem um começo e acredite na casa da gente sempre tem descarte a ser feito. Fizemos uma lista de coisas que você pode jogar fora, sem pensar, e que vai ajudar você  a ficar mais leve.

  1. Cabos e carregadores de eletrônicos que você não possui mais ou, pior, que nem funcionam.
  2. Potes plásticos que tem mais de 10 ou 5 anos.
  3. Tampas soltas que se perdem na gaveta da cozinha.
  4. Medicamentos vencidos.
  5. Revistas velhas.
  6. Maquiagem e cremes que você não usa há mais de um ano.
  7. Amostra grátis que você pegou porque era grátis e estão sem uso.
  8. Meias, roupas intimas e camisetas desgastadas e até furadas ou manchadas.
  9. DVDs (sério?)
  10. Utensílios de cozinha repetidos.

Aproveite o feriado. Comece por algum lugar, mas comece e sua vida vai ganhar com isso. Se precisar de ajuda estamos aqui 😉