A mente organizada

A Life Organized nasceu para ajudar as pessoas a cuidar da vida e assim organizá-la, tendo mais tempo para fazer o que gostam ou o que precisa ser feito.

Lembro de um dia, antes do Natal de 2014, comprei o livro The Organized Mind (A mente organizada). O livro é escrito por Daniel J. Levitin, Professor de Psicologia e Neurociência do comportamento. Nele, ele explica como o cérebro funciona e como podemos fazê-lo funcionar melhor e, ir além, achar tempo para fazer as coisas que a gente realmente precisa e quer fazer. Bingo!

Em tempos de quarentena, nada melhor do que rever os conceitos que os psicólogos cognitivos já provaram: nossa memória não é confiável e às vezes confiamos a dispositivos externos (smartphones e até funcionários),  grande parte do processamento que em geral nossos neurônios fariam.

Hoje, com a quantidade inacreditável de informação, todo esse processo de ignorar coisas e optar por outras, tem um custo. Os neurocientistas descobriram que a falta de produtividade e de motivação pode ser resultado da sobrecarga de decisões. No nosso cérebro, a rede de tomada de decisões não determina as prioridades.

Se organizarmos nossa vida e a nossa cabeça, seremos capazes de ter mais tempo livre para focar no que interessa.

O fato é que, o cérebro não é organizado da mesma maneira que você gostaria de ter sua casa, armário ou escritório organizado. Portanto, você não pode largar as coisas por ai. Precisamos assumir o controle de nossos sistemas de atenção e memória e ajudá-los a encontrar as coisas de maneira mais fácil.

Aprendemos que organização vai muito além do organizar a casa. Quando você faz isso, você começa a melhorar vários aspectos da sua vida e se você for um “bom aluno”, você leva isso para tudo que você faz e para sempre.

Aproveite que você está em casa e olhe para uma gaveta que está com coisas acumuladas e organize. Você vai sentir a diferença imediatamente e vai perceber o bem maior que é saber onde as coisas estão, e para que servem, quando estão no lugar certo.

Hoje há uma infinidade de produtos organizadores e profissionais qualificados para ajudar você nessa tarefa. Comece devagar, mas comece.

É mais fácil do que podemos imaginar. Estamos aqui para ajudar!