10 erros básicos de quem quer organizar

Living and learning. Como se diz em inglês! Desde que comecei a organizar profissionalmente,  aprendo todo dia. Isso ajuda a ajudar ainda mais as pessoas que “cuidamos”  e a entender que existe um “dia 1” e ele evolui.

Vamos lá! 10 erros para evitar:

Erro#1 Não ache que não é necessário ter um planejamento!

Quantas vezes você se animou e achou que iria arrumar o armário da cozinha, mas na segunda gaveta…oops. Você não havia planejado ou pensado ou mesmo sabia que existe uma forma de planejar.

Se pergunte, como você chegou a desorganização, como você acumulou sem perceber e com quem você divide o espaço. Essas são perguntas importantes para MANTER a organização.

Erro#2 Esquecer que:  você terá que manter o espaço.

Exato! Organizar dá um certo trabalho mas dará mais trabalho se você não pensar como manter.  O primeiro passo foi dado, não desista! Faça a pergunta: posso resistir a comprar por impulso, ofertas e fazer uma lista do que eu realmente preciso? Em tempos de reuso!

Erro#3 Achar que produtos de organização irão resolver seus problemas.

NÃÃÃo. Sem saber exatamente o que você precisa, você acabará juntando mais coisa que não precisa e ai virá o desânimo.

Erro#4 Tenha as medidas dos espaços a serem organizados!

Erro clássico! Você sai comprando o que acha que resolverá sua vida. Só que não! Parece fácil, mas achar o que você realmente precisa, em termos de organização, pode ser um pouco desgastante. Na dúvida, consulte um profissional.

Erro#5 Não ter um plano para o descarte.

Isso é bem comum. Você separa, separa, separa e depois tem que descartar em algum lugar. Primeiro não tem onde colocar e depois caixas e sacolas se arrastam pela casa por meses!

Erro#6 Achar que a mesa da sala é um depósito de “coisas”.

Espaços muiiiito disponíveis podem ser uma armadilha! Tenha uma regra que: espaços “vazios” não devem ser ocupados por coisas que não pertencem aquele lugar.

Erro#7 Guardar para depois.

O pior que pode acontecer. Regra número 1: não deixe para depois. Parece difícil mas, na verdade, é um habito. Pense duas vezes antes de deixar para depois.

Erro#8 Guardar coisas que você pode usar um dia.

Muito comum. A gente se empolga e compra aquilo fica no armário sem uso. A melhor coisa é fazer um detox de coisas o tempo todo. Isso alimenta um hábito que com o tempo, faz com que você pense mais antes de comprar já pensando onde vai caber, guardar e se vai usar.

Erro#9 Não avisar o “adversário”.

Entenda por “adversário”  quem mora com você. Uma coisa que ajuda muito é dividir o critério da organização. Sim, existe um critério e quando organizamos para os outros,  respeitamos como as pessoas pensam e seus hábitos. Etiquetar as coisas ajuda muiiiito, até todos estarem “no sistema”.

Erro#10 Não dividir tarefas

Cada vez mais a participação de todos nas tarefas diárias de organização é fundamental. Pendurar as roupas no armário diariamente, manter a casa em ordem e limpa, não deixar roupas e sapatos pela casa, ter um espaço para roupas sujas, despensa organizada para os alimentos, etc. é um passo importante para o sucesso “da obra”.
Se precisar de ajuda, conte com a gente!